Fraude em e-commerce – Introdução

Vender é o maior desafio de um e-commerce certo?

O que precisar ser feito para realizar uma venda será feito: Investimento em advertise; criação de campanhas divertidas; tracking do usuário e criação de personas que representam o target para uma categoria de produtos.

Tudo pronto, site no ar e as vendas começam a acontecer. Com todos os esforços resultando em novos clientes e novas vendas, qual seria a próxima preocupação na sua lista? Gostaria de sugerir a qualidade dessas vendas e quando digo qualidade da venda eu me refiro a pratica de fraude que vem assolando o comércio eletrônico.

O esforço constante de venda deve ser acompanhado de um esforço constante para garantir que processos fraudulentos não tornem a empresa uma vítima de sua própria eficiência, afinal, quanto mais ela se fizer visível, mais sera alvo.

Algumas características dos produtos da loja online ajudam a tornar-la alvo de fraudes. Produtos fáceis de revender como roupas, acessórios não personalizados, sapatos e tênis, seja pelo seu valor ou mesmo pelo interesse geral nesses produtos, geram mais interesse por parte dos fraudadores.

O valor de fraudes em e-commerce foi estimado em 3.5 bilhões de dólares no ano de 2012 e não se engane achando que ele foi menor em 2013 ou reduzirá em 2014. Fraudes existem e deve existir um esforço para reduzi-las. Eliminar fraudes é um desafio permanente e crescente não só com crescentes e complexas técnica de computação como também com técnicas off-line.

Este é o primeiro artigo de uma série onde vou abordar técnicas de anti-fraude, farei isso pelo prisma de negócio e pelo prisma de tecnologia. Meu objetivo é racionalizar o valor de uma medida tecnológica e seus impactos nas vendas.

Os artigos dessa série:
2) Fraude Em e-commerce – Colete Informação

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s