O bom e ruim das plataformas e canais de software

Nunca foi tão fácil fazer um software atingir os consumidores. A receita básica é:

  1. Tenha uma ideia.
  2. escolha uma plataforma.
  3. Desenvolva o software.
  4. Publique.
  5. Sente e espere ou faça ações de marketing extra ao canal de distribuição.

Do passo um ao passo 3 tenho certeza que você, desenvolvedor, consegue tirar de letra.

Você esta conversando com um cliente e ele comenta de uma necessidade, isso as 9 da manhã.

No almoço seu brother do colégio te manda um whatsapp e pergunta sobre a mesma coisa.

Ai, quando sua avó liga pra você e pergunta se tem alguma coisinha pra fazer aquele negocinho no celular novo dela pra poder conversar com a outra neta, sua cabeça explode e pronto. Tem o básico da idéia.

Próximo passo é perguntar qual o celular da avó, os outros são importantes, mas a vó é prioridade, você pode ser um desnaturado e alienado, mas a avó é sua prioridade, certeza.

E ai começa a fase de desenvolvimento, e também a sementinha do mal é plantada.

Escolher uma plataforma de desenvolvimento, principalmente mobile, hoje em dia significa ter um canal de distribuição escolhido pra você. Veja bem, o canal de distribuição já esta escolhido quando você diz que vai fazer o software para android, para iphone, para o wiskas sache que você quiser.

E o canal vai te “ajudar” a definir preço.

E vai reter informações de acesso.

O canal agora também é DONO do seu software e como dono, se sente totalmente confortável em fazer coisas como reservar informações somente para ele.

Se todos os softwares que são vendidos para a plataforma da Apple, por exemplo, são vendidos através do mesmo canal, ela tem uma situação privilegiada que inverte toda a ordem comum da industria de software.

As empresas antes eram responsáveis por encontrar seu cliente, cultiva-lo(alguns grandes players diriam persuadí-lo), faze-lo feliz e como prêmio, vê-lo pagar o preço negociado pelo seu software e ter o feedback, tudo isso com uma coisa bem importante para os negócios: Toda essa informação é somente para você, dono da empresa de software que sofre  e se diverte o ano inteiro tentando fazer um produto com exciters capazes de fazer os clientes rezarem pela sua saude financeira… “que venda muito, eles dizem!!”

E agora, quem tem essa informação é o canal de venda.

E ele tem de TO-DOS os softwares de sua plataforma. É muita informação, e isso na mão de quem sabe usar acaba do jeito que temos visto nos últimos anos.

A Apple, ao perceber que uma certa categoria de software esta tendo uma espiral positiva, investe seus próprios esforços nela, e nascem produtos com características daqueles que estavam fazendo sucesso.

O google, ao perceber o crescimento de mercado de algum software de e-mail, gastar o produto de algumas horas de ads para comprar e fechar uma empresa.

E o facebook, feliz da vida, mesmo com um cara que acha que é um piloto de corrida na frente, mas pra mim, não passa de um piloto de cart, altera as regras de seu recurso mais famoso, o botão curtir, e na mente dos caras lá deve ter algo do tipo “f*d@-s3” passando.

A plataforma é nossa e podemos mudar do jeito que quiser, mesmo que para melhor(pra gente) dizendo que é melhor(para eles).

Os canais de venda e distribuição são ótimos. Maneiras realmente acessíveis de fazer algo que antes poderia consumir toda a energia de uma empresa, vender.

Mas o trabalho de sair por ai falando ainda é do produtor. Ele ainda sofre com isso, menos, é claro, mas tem que quase sair por ai com flyers em mão, parando nos faróis.

E paga uma quantia interessante, em termos de porcentagem, para o player que controla a plataforma que ele escolheu.

Tudo pode não passar de uma teoria da conspiração(ou não).

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s