Amazon Kindle Store. Kindle e Xoom

motorola xoomA Amazon mantém, todos nós sabemos, a Amazon Store e uma parte dela vende conteúdo exclusivamente digital para o Kindle, e-reader deles.

Eu sou um consumidor totalmente satisfeito da kindle Store e usuário muito feliz também do aparelho Kindle.

Ele é muito bom, sua tecnologia de e-ink ajuda muito a ler em qualquer iluminação em qualquer ambiente, o peso permite que voce carregue ele na mão sem ficar com o braço do popoye e seu tamanho ajuda a num detalhe importantíssimo para quem vive em São Paulo e pretende andar com um gadget na rua… ele passa desapercebido, inclusive cabendo no bolso dessas calças mais largas que se usa hoje em dia.

Ok, o kindle é ótimo meus caros, mas é em preto e branco né. E é aqui que entra o que quero falar de verdade nesse post.

Minha experiência de uso do aplicativo Kindle no motorola Xoom.

A um mês eu venho utilizando esse tablet como computador secundário durante passeios, eventos, trabalho e outros que requisitem mais poder de processamento ou tela maior do que o meu Xperia X10 me fornece.

E por isso eu instalei nele o aplicativo do kindle, afinal, não queria ter de carregar o kindle e o xoom ao mesmo tempo quando eu achasse que ia ter um tempo para ler alguma coisa.

A instalação foi tão simples quanto o conceito de app store permite — pesquisei, selecionei,cliquei em instalar — e ai foi abrir a aplicação, digitar os dados da minha conta e pedir para sincronizar o conteúdo.

Sobre a sincronizaçnao de conteúdo é muito ruim o sistema. Você clica em sincronizar no canto superior direito da aplicação e ele verifica as sincronizações disponíveis e sinaliza isso em cada documento, aplicando neles uma marca com um “seta para baixo” e ai você tem de clicar no documento para que a sincronização se realize, baixando o novo conteúdo.

Isso tudo não é necessário eu acho, bastava clicar em sincronizar e já baixar os novos conteúdos disponíveis, como é no kindle device.

Feito isso, a primeira coisa que eu fui ler era o jornal.

Quem leu meu artigo sobre se valia a pena adquirir o kindle sabe que o jornal que eu leio é o “O Globo” do Rio de janeiro, por que o Estadão e a Folha acham, muito erroneamente, que somente quem tem iPad lê o jornal deles, ou talvez, o que seria pior, que somente os proprietários desses aparelhos lêem.

Enfim, a experiência de leitura é outra senhores. muito mais interativa e colorida.

No Kindle, fica dificil ver fotos, por exemplo, e normalmente eu acabava atentando somente para a foto da primeira página e só. Nele para ver a foto voce navega até ela e a seleciona. Ela aparece em destaque, ocupando todo o espaço da página e para voltar na leitura você clica em “back”.

No Xoom, eu puder ler as matérias com a diagramação melhorada, com as fotos posicionadas como elas foram planejadas. Ponto para o Xoom.

visualização inicial do jornal "O Globo" no Kindle Xoom

visualização inicial do jornal "O Globo" no Kindle Xoom

 

Para começar, o jornal fica organizado, com as seções do lado esquerdo e os artigos das seções do lado direito, bem intuitivo.

Existe um menu superior onde você pode alternar entre visualizar “o papel” entre Branco, sépia e preto, aumentar o diminuir o tamanho da fonte do texto, fazer pesquisa e voltar para a visualização de todas as seções.

E tem o logo do Kindle do lado esquerdo da tela, para você poder voltar para a loja.

 

 

indo para a próxima página do jornal "O Globo" usando o Kindle no Xoom

indo para a próxima página do jornal "O Globo" usando o Kindle no Xoom

 

Menu de navegação pelo jornal: Artigo Anterior, Todos os artigos, Próximo artigo.

Menu de navegação pelo jornal: Artigo Anterior, Todos os artigos, Próximo artigo.

A tela touch screen ajuda na navegação, afinal, é tocar na tela e arrastar
ela para direita ou esquerda, simulando o virar de páginas, mas se voce quiser você pode usar um menu de navegação que surge quando se dá um tap

 

 

 

 

 

 

E é tudo lindo né: tudo funciona muito bem Ivo?

Na verdade, não. Infelizmente não.

A aplicativo kindle é um pouco lento no Xoom e o botão de navegação “todas as seções” costuma travar a aplicação 2 entre cada 5 vezes que uso.

O peso do aparelho não favorece que se fique segurando confortavelmente numa posição para leitura durante muito tempo

E algo que é o trunfo do kindle se desfaz aqui. Como você pode fazer literamente “zilhares” de coisas com o Xoom, como jogar, digitar textos e bla bla bla, ele não te leva a ficar focado na leitura. As vezes você esta lá, lendo e uma notificação do gtalk ou do mail aparece. E isso basta para acabar como uma boa leitura.

Não preciso nem destacar que um tablet é para isso mesmo, ser um computador portatil sem o “incomodo teclado” e isso o Xoom cumpre muito bem com uma quantidade impressionante de aplicativos, muitos deles gratuítos e de qualidade e os pagos em sua maioria com preço mais acessível do que os da Apple Store.

O que realmente ficou errado no Xoom é o peso. O que a gente no bolso(variando em torno de R$1500,00) e o que a gente carrega(quase 1 kg).

Fim da história, o kindle esta até sem bateria aqui em casa, sobre minha mesa, mas não vendo não, não dou, nem empresto. Vai que quero ler na praia — Aquele e-paper faz milagres com aquela luz solar toda.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s