Latinoware 2011 – O melhor Evento de tecnologia do Brasil

Latinoware 2011Eu não tenho por hábito declarar algo como “o melhor de…” mas realmente não teve pra ninguém e não espero superação até o final do ano, então, desde já posso dizer que a Latinoware 2011 é isso, o melhor evento de tecnologia do ano de 2011.

Foram 4231 inscritos, a que tudo parece, o recorde do evento. E pela quantidade de pessoas pelos corredores, salas e refeitorios, acho que estavamos todos lá, trocando informações sobre o universo software livre.

O PHP ficou no espaço Bolívia, uma sala legal, acarpetada, para 200 pessoas aproximadamente, com o clássico suporte multimídia (telão, computadores, microfone e com uma pequena mesa de som), garrafinha de água e todo o mais.

Foi lá que, durante o período de 19 a 21 de outubro, o PHP foi foco da atenção de um público de aproximadamente 1500 pessoas, num total de 11 palestras sendo algumas pertencentes ao ColaPHP e outras relacionadas(você pode ver algumas no joind.in).

Enquanto isso nas salas ao lado rolavam palestras sobre temas variados como KDE, OPENSUSE, Banco de Dados, Debian, Python, Cultura e Sociedade, Robótica e Aplicações Corporativas.

Com tantas coisas acontecendo, você, assim como eu, deve ter formulado uma série de perguntas, como se a Wireless vai suportar, se a lanchonete vai ter comida pra todo mundo, se o ar-condicionado vai resistir ao abre-e-fecha constante das portas, se vai ter transporte pra todo mundo ou até se a grade vai permitir que você veja atrações de seu interesse.

A resposta a essas e outras perguntas é, resumidamente, sim.

A wireless ficou ótima, não deixando  ninguém na mão, como nesse tweet aqui do @joaocdc:

“Fim de tarde na @latinoware, 450 pessoas usando a rede wireless #latinoware simultaneamente, e consumindo em média 55Mb de link…”

Teve até um momento “uau” em que eu estava dentro do ónibus, no espaço do estacionamento, distante uns 100 metros das palestras esperando para retornar ao Hotel e por curiosidade tentei acessar a rede e consegui.

Simplesmente não acreditei e ao falar isso para os outros eles começaram a acessar para comprovar provocando um festival de caras de “não acredito”.

Token utilizado para trocar dados entre os congressistas.

Encontrei por lá amigos do mozilla, do postgreSQL, do debian e conheci muitas outras pessoas, todas elas equipados com um token, distribuido pelo evento que permitia troca de contatos, era só apertar um dos botões do aparelhinho e pronto, você trocava dados com a pessoa.

 

 

 

Entre as atrações principais estavam nomes nacionais e internacionais como Alexei Vladisevs,Alexandre Gaigalas, Andre Noel(@programadorReal), Bruno Porkaria(@porkaria), Cesar Brod, Corinto Meffe,Dries Buytaert, Fabio Akita, Jon Anderson Hall, Rasmus Lerdorf e tantos outros que não constam aqui, mas que você pode conferir na lista de todos os palestrantes.

Durante o evento a temperatura em Foz do Iguaçu variava em torno de 28 graus e com isso outro destaque merecido é que não foi poupado nada em ar-condicionado.

Você entrava primeiro em uma sala, o ar-condicionado já estava ligado. Entrava num ônibus para algum translado e estava ligado. Até na tenda que foi montada para o almoço havia ar-condicionado.

Nós, programadores(principalmente a ala dos gordinhos), agradecemos, afinal, somos como computadores – travamos se a temperatura fica muito alta.

Não podemos esquecer de uma coisa: A Latinoware é um evento que também trata bem seus palestrantes. Uma boa parte deles teve seu transporte, alimentação e hospedagem pagos pela administração. fato não muito comum.

 

Eu disse universo de software livre não foi a toa. Me parece que a Latinoware ultrapassou em muito os eventos do Brasil no quisito “Qualidade do ecosistema”.

observação: Este post não foi patrocinado.

observação 2: É um pouco difícil ter na platéia o criador da linguagem PHP(e para quem não sabe, ele entende português #ficaadica). E olha que ele é gente boa, participou das palestras quando pôde(nas enquetes, por exemplo) e esteve acessivel a todos que se aproximaram para puxar papo.

Da minha parte, eu falei sobre aquilo que mais me agrada, a paixão por matemática e por projetos de extração de dados, inteligência coletiva e afins.

A surpresa foi o interesse que o assunto despertou e aproveitei isso para destacar o fato de que

“O Desafio de um ser-humano não é deixar para trás a condição de estudante, mas descobrir o que estudar”.

Ao final da palestra teve também a descoberta de que várias pessoas que assistiram tinham projetos na área e isso facilitou a vida futura do Texta(https://github.com/iannsp/texta) que esta nascendo como um repositório de código em PHP que possa ser utilizados em projetos de Analise de Texto.

Processamento de Linguagem natural com PHP

Advertisements

3 thoughts on “Latinoware 2011 – O melhor Evento de tecnologia do Brasil

  1. Show esse teu post, Ivo!
    Estive na organização do temário do evento, juntamente com Cesar Brod. E é sempre bom ter um reconhecimento destes.
    Obrigada e parabéns a todos envolvidos, inclusive você como palestrante. É o conjunto que faz o sucesso do evento!

    • Oi Joice,
      realmente tem que se destacar o seu trabalho e do Cesar Brod no temário. Organizar tudo isso deve dar muito trabalho e vocês foram muito felizes nele.
      Mas a notícia triste é que a BrodTec não estará a frente dop temário o ano que vem(http://bit.ly/oPzLb8).
      Esperamos, todos nós da comunidade, muito sucesso a vocês da BrodTec nessa nova fase profissional.

  2. Ivo,
    Apesar do atraso, deixo aqui o meu agradecimento e em nome de toda a equipe da Latinoware.
    Esperamos você novamente este ano.
    Estamos na 9ª edição da Latinoware, e queremos sim fazer do evento o maior evento Nerd da América Latina e para que isto aconteça precisamos de pessoas como você.
    Abraços,
    Marcos Siríaco Martins.
    Coordenador da Latinoware.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s