Vale comprar o leitor Digital Kindle da Amazon?

Amazon Kindle

Quem me acompanha pelo twitter vai lembrar que já a algum tempo falava em adquirir umleitor digital[bb] (eReader) e andava pesquisando qual seria a melhor opção.

No fim, adquiri o kindle[bb], da Amazon, por $139,00 e hoje sou um feliz usuário da Amazon Store :). Nesse aparelho não tem o 3G, achei desnecessário mesmo, mas o wifi ta lá, firme e forte para os momentos que você precisa.

Numa rápida avaliação dá pra dizer que o display de 6″ associada a tecnologia de e-ink transforma a leitura numa experiência bem confortavel.Bem diferente de utilizar umiPad[bb], por exemplo.

De usuários de iPad que conheço o que mais ouço é que devido ao brilho da tela a leitura se torna cansativa, mesmo que seja utilizada uma pelicula anti-glare (anti brilho).

Só esse fato já me tornaria um feliz proprietário, mas existem outros.

Os botões de navegação nas páginas do livro no kindle são iguais, tanto na esquerda, quanto direita do aparelho, então você consegue avançar e retroceder a página com uma mão só (parece besteira, mas tente ler seu jornal matutino pela manhã dentro de um metro lotado e vai entender o por que do destaque).

O menu é simples e de rápida navegação. Afora que você raramente vai parar nele.

Ele é discreto e leve. Cabe no bolso da calça tranquilamente.

Vem com o ótimo dicionário Oxford American, que, alias, para utilizar é muito simples. Basta você ir com o cursor ate a palavra sobre a qual esta querendo saber o significado e pronto. E tem uma coisa que acho interessante é a navegação do dicionário, que nada mais é que um documento a mais no seu Kindle, então, se você esta lendo um verbete e na explicação dele surge uma palavra que te gera dúvida, você pode vê-la no dicionario novamente e assim sucessivamente. Tudo reversivel por apertar o botão back seguidamente até chegar ao ponto original de leitura.

E tem os recursos que muita gente não conhece, como o Browser, que eu nunca usei para entrar num site com Flash, mas que já usei para fazer pesquisa sobre textos que estou lendo. O player MP3[bb] (sim, dá pra tocar música), mas não gosto muito da, digamos, “performance acústica” e o último e pra mim, o mais importante, o text-to-speech, que funciona bem, tirando umas gaguejadas quando tem hifenização e dessa forma me ajuda a ter um melhor vocabulário, não só quanto a grafia correta, mas a pronuncia ( logicamente, a leitura fica boa em inglês, mas péssima em português).

Quanto ao conteúdo disponivel para compra na Amazon, não tenho boas notícias para você que não gosta de inglês, pois os títulos em português ainda são uma raridade.

Quando o assunto é jornal[bb] então, fico até com vergonha de dizer que pelo jeito nenhum jornal de São Paulo parece se interessar por este formato, mas o Rio de janeiro tem o “O Globo”, e no sul o grupo Empresarial/ Rede de comunicação vem com o Zero Hora, Diario de Santa Catarina e Diario Catarinense (parabéns RBS).

Eu assinei o Jornal o Globo e a unica critica que faço não é sobre o conteúdo, mas sim que muitas materias ainda não tem suas fotos publicadas para Kindle e isso dá uma sensação de coisa feita pela metade por que algumas referencias das fotos estão lá. Então, as vezes você lê algo como “Na foto acima, tal e tal coisa”, olha pra cima, pro lado, vira o Kindle do avesso e nada de achar a foto.

De fato, acho que com um pouco mais de efetivo esforço de diagramação apoiado em um content manager os jornais ficariam melhor apresentados.

Dos fatos engraçados fica o que “nunca antes na história desse pais”, tantas pessoas me cutucaram o ombro, pediram e licença e me fizeram perguntas (sobre o kindle, exclusivamente) e isso já aconteceu em metro, trêm, ônibus, fila de Ponte Orca…

Enfim, eu considero uma ótima aquisição se você quer realmente ler mais do que jogar, mas esqueça se você for daqueles que se orgulham de nunca ter precisado ler um livro 😉

e se você estiver a fim de gastar um pouquinho mais, pode compra ro irmão mais velho do kindle, o Kindle DX[bb] com tela de 9″

Kindle a venda na Amazon

Kindle DX

Capa para Kindle com Luz Led aceito de presente 😉

Advertisements

6 thoughts on “Vale comprar o leitor Digital Kindle da Amazon?

  1. Fala Ivo,

    Excelente post!
    Mas uma dúvida: você costuma usar esse Kindle para ler PDFs também?

    Dizem que essa versão de 6″ é meio ruim porque os PDFs ficam com rolagem lateral e você acaba obrigado a ler em “paisagem” para ficar melhor.

    O que você me diz?
    Abraço!

  2. É melhor usar em PDF mesmo, ao invés de converter para MOBI, pois os textos ficam cortados ou mal organizados. Mas a tela tem que ser ajustada para o modo “paisagem”, mas fica perfeito. =D

    • isso vai variar de acordo com o tipo de documento que voce esta querendo ler.
      Se o documento é prioritariamente texto, sem imagens nem nada, fica muito melhor voce lidar com um ou outro alinhamento, destaque… ou seja, detalhes do que ter de ficar maximizando, rolando tela e etc(como acontece com pdf)
      eu converto todos os documentos, sem excessão.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s