Curso de programação para iPhone

A um tempo eu venho pensando em estudar desenvolvimento para iphone, mas a desculpa tem sido sempre a mesma: Falta de Tempo.
Assim, procurei uma empresa que ministrasse esse curso e achei a iAi Brasil – Instituo de Artes Interativas

Tenho poucas coisas a dizer sobre o curso por enquanto, mas posso adiantar que o atendimento deles é ótimo e que a atenção prestada em cada contato me surpreendeu.

O curso que escolhi para fazer tem 3 partes e recebe o nome de iPhone SDK e o Instituto apresenta a seguinte missão com o curso:

Você sairá do curso sabendo mexer com Interface Builder, Xcode, Objective-C, Cocoa Touch, e as APIs inclusas no iPhone SDK 3.0. Você não vai apenas aprender a usar as ferramentas mas também entender por que funcionam daquela maneira. Você estará pronto para desenvolver seu primeiro aplicativo para o iPhone ou melhorar o seu aplicativo existente.

Sei que muitos não costumam ir a cursos e eventos, mas eu os recomendo por duas coisas.


A primeira é que você terá contato com pessoas que tem claramente ao menos um interesse em comum naquele momento, que é aprender algo relacionado a [coloque aqui o nome do curso] e outra é que, com  alguém com experiência na tecnologia que voce pretende estudar te passando os conceitos e dando o caminho das pedras, fica muito mais rápido ter uma idéia clara do que dá pra fazer com a tenologia e evitar armadilhas que, invariavelmente, quem esta aprendendo algo sozinho, acaba caindo.

Segue abaixo um parte do descritivo do conteúdo do curso:

Introdução ao Objective-C: Objective-C é uma linguagem de programação orientada a objetos que você usa para escrever aplicativos para o iPhone. Embora não seja um curso completo em Objective-C, você aprendera o suficiente para programar seu aplicativo, sabendo lidar com: classes, objetos, propriedades, envio de mensagens, administração de memória e a classes base do iPhone.

Xcode e Interface Builder: Xcode é o ambiente de desenvolvimento (IDE) utilizado para desenvolver aplicativos para o iPhone e para o Mac OSX. O Interface Builder é a ferramenta visual utilizada para fazer o design da interface de seu aplicativo. Você aprenderá a trabalhar com as duas ferramentas com mais eficiência.

Cocoa Touch: Cocoa Touch é uma série de bibliotecas orientadas a objetos utilizadas na criação de aplicativos que rodam no iPhone e iPod Touch. Cocoa Touch é baseado no Cocoa que engloba vários padrões de design também utilizados na programação para o Mac. Entender esses padrões é essencial para se tornar o desenvolvedor competente de iPhone. Você aprenderá sobre os benefícios de design Model View Controller (MVC), delegação, notificações e outros padrões do Cocoa Touch.

Views e seus controladores: Views (telas) representam a interface do usuário com a sua aplicação e todos os aspectos dinâmicos de um View são controlados por seus controladores. Os ViewControllers são a centro do design do Model View Controller. Você aprenderá como desenhar views e conectar com ViewControllers, ações e objetos.

Navegação: usabilidade eficiente e consistente são essenciais em um aplicativo para aparelhos móveis. Você aprenderá a como usar as barras de navegação e a barra de tabs do iPhone para melhorar a experiência do usuário.

Tabelas: o Table View é o recurso central da maioria dos aplicativos de iPhone como a lista de endereços. Você aprenderá a organizar seus dados em tabelas, inserir e remover dados da tabela, e navegar entre tabelas usando o Navigation Controller.

Input do Teclado: O teclado virtual é único ao iPhone e é importante que seu aplicativo seja o mais simples possível de digitar texto. Você aprenderá a usar o conceito de delegates para implementar e administrar o teclado virtual para uma experiência de uso ideal.

Dados persistentes: Como armazenar informações do seu aplicativo no iPhone do usuário. Você aprenderá a mexer com XML, SQLite e PropertyLists para ter um aplicativo com dados persistentes.

Desenhos e Gráficos: Gráficos são um elemento muito importante na interface de seu aplicativo. Imagens estáticas servem somente até um certo ponto. Diferencie o seu aplicativo do resto aprendendo a criar telas customizadas usando o Core Graphics.

Eventos de Toque: Faça proveito da tela de toque aprendendo a lidar com os eventos de toque (cliques) e administrar eventos de multi-toque.

Core Animation: Coloque elementos na sua aplicação para impressionar e fornecer retorno visual rico com animações. Aprenda a fazer animações básicas em camadas e temporizadas.

Fotos: Personalize seu aplicativo aprendendo a pegar fotos e video da biblioteca e a câmera do usuário.

Network: Estenda o alcance de seu aplicativo aprendendo como comunicar com web services externos.

Fica a dica – e não, eu não ganhei nada pra falar deles 😉

Advertisements

5 thoughts on “Curso de programação para iPhone

  1. Olá,

    Me inscrevi no curso “programação para não programadores” do IAI, básico para aprender C e começar a programar. Fundamental para quem não sabe nada, como eu. A idéia é a de preparar o aluno para os módulos SDK 1, 2 e 3. Infelizmente o curso, com conteúdo para 100 horas (conforme dito pelo professor) era ministrado em apenas 30 horas. Ao término do 2º dia fui obrigado a desistir, por achar que o curso era intensivo demais, já que não havia tempo para absorver as aulas… sugeri que a escola fizesse o mesmo curso com o conteúdo normal em 100 horas… vamos aguardar.

  2. Poxa vida, até que enfim um post decente sobre a arte de desenvolver para iphone. Valeu carinha, provavelmente vou me inscrever em alguns desses cursos.

    Boa Sorte!

  3. Também gostei bastante do post. Mandei uma pergunta pra eles, não sei se eles vão responder mas veremos.

    De qualquer forma gostaria de perguntar aqui também caso alguém possa me ajudar.

    Estou assistindo umas aulas para iPhone de Stanford, e em um dos assignments eu resolvi fazer do meu jeito, pois do jeito deles tava dando errado.

    Acontece que continua dando o mesmo erro de antes. Tem a ver com Core data.
    Se alguém puder me ajudar agradeço muito.

    Se puder ajudar me avisem ou mandem email para rodrigo.ruiz7@gmail.com
    que eu mando o código com o problema.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s