Resenha do livro Programando a Inteligência Coletiva(Desenvolvendo Aplicativos Inteligentes Web 2.0)

Este livro é um achado para aqueles que gostam de estudar formas de criar mais informações sobre os dados que estão na internet.

Toby Segaran consegue, com uma linguagem acessível, inclusive na matemática, apresentar técnicas de inteligência coletiva com uma leveza que na minha opnião faz o livro uma das melhores pedidas para que gosta do assunto. O livro apresenta todos os códigos escritos na linguagem python, com exemplos suscintos e ótimas explicações.

Ele é dividido em 12 capítulos, dois apêndices e um Índice remissivo, sendo eles:

  1. Introdução à inteligencia coletiva
  2. fazendo Recomendações
  3. Descobrindo grupos
  4. Procurando e qualificando
  5. Otimização
  6. Filtragem de documento
  7. Modelos com Árvore de Decisão
  8. Montando Modelos de Preço
  9. Classificação Avançada: Métodos de Núcleo e MVSs
  10. Encontrando Características Independentes
  11. Resumo de Algoritmo
  12. Apêndice A
  13. Apêndice B
  14. Índice Remissivo

Cada um desses capítulos traz algum tipo de algoritmo que lida com dados para gerar informações que não estariam disponíveis sem que fossem feitas análises mais apuradas.

O incrível é que esses algoritmos se tornam acessiveis aqui e como exemplo, veja o capítulo um que fala primeiro da distância euclidiana, que pode ser olhada como um grau de similaridade entre valores e que logo depois apresentar a correlação de Pearson que infere uma nova ótica ao problema e melhora a mesma análise.

Os dois algoritmos acima, quando aplicados no livro servem para mostrar o quão próximas seriam duas pessoas, permitindo dizer se uma pessoa é parecida com outra e o quão parecida ela é. Note que aqui entra um conceito diferente do true|false, não entra naquele caso de que ou uma pessoa tem o mesmo gosto musical de outra ou não(por exemplo), mas se elas gostam “mais ou menos” da mesma coisa e isso sim é uma informação muito mais pertinente pois permite que uma aplicação web aproxime pessoas que não se conheceriam de outra forma, criando e fortalecendo vínculos em uma comunidade.

O exemplo que comentei acima foi selecionado por ser simples, e mesmo assim, ser pouco utilizado.

Na maioria das vezes essas correlações e análises são feitas de forma mais simplista e deixam de apresentar dados mais ricos e mais próximos da realidade.

Curiosamente, vejo poucos códigos abordando esse tipo de algorítmo sendo escrito em php, logo, prometo que irei portar os códigos de python de exemplo do livro para essa linguagem que é nossa predileta e assim podemos utilizar essas funções em projetos dessa linguagem.

Enfim, este é um ótimo livro para todos os programadores, analistas de sistemas e aqueles que podem desejar implementar inteligência coletiva diretamente em stored procedures(por que não).

Programando a Inteligência Coletiva

Programando a Inteligência Coletiva

Programando a Inteligência Coletiva

Autor: Toby Segaran

Editora: Alta Books

Página: 316

ISBN: 9788576082200

Preço: R$ 60,00

No TweetBacks yet. (Be the first to Tweet this post)
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s